quarta-feira, 13 de abril de 2016

EXTINTORES


Os extintores são uma das medidas de segurança obrigatória para todos os tipos de edificações. E saber como utilizá-los é essencial para eliminação de focos de incêndio com eficiência. Os extintores são classificados conforme sua classe extintora e cada uma dessas classes são especificas para determinados tipos de materiais.

Tabela: Foram citados apenas extintores com cargas e unidades extintoras portáteis.

Os extintores devem ser instalados e sinalizados com placas fotoluminescentes, conforme a figura a seguir:


Recomendações para instalação de extintores:

- Os extintores não devem ser instalados em escadas e não podem obstruir as rotas de fuga;
- Deve ser instalado pelo menos um extintor numa distância máxima de 5 metros da entrada principal da edificação e das escadas dos demais pavimentos;
- Deve ser instalados no mínimo duas unidades extintoras em cada pavimento, sendo um de classe A e outro de classe BC. Sendo permitido duas unidades de extintor ABC.
- O extintor de classe ABC poderá substituir qualquer extintor de Classe A ou BC;
- É permitido instalar apenas um extintor ABC em pavimentos com área até 100m²;
- São aceitos extintores com acabamento externo em material cromado, latão ou metal polido, desde que possuam marca de conformidade expedida por órgão credenciado pelo Sistema Brasileiro de Certificação (Inmetro);
- Quando os extintores de incêndio forem instalados em abrigo embutido na parede ou divisória, além da sinalização, deve existir uma superfície transparente que possibilite a visualização do extintor no interior do abrigo.

Certificado, validade e garantia:

Os extintores devem apresentar o selo do Inmetro, etiqueta de orientação e a etiqueta da empresa de manutenção, caso seja recarregado.



Etiqueta do Inmetro:
Etiqueta da empresa de manutenção:


Etiqueta de orientação: 



Como manusear um extintor:





domingo, 3 de abril de 2016

MEDIDAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO


Após a classificação da edificação quanto ao uso, área e altura é necessário, para prosseguir com o projeto, consultar no Código do Corpo de Bombeiros quais são as medidas de segurança indicadas para a sua classificação. Essas medidas de segurança "são um conjunto de dispositivos a serem instalados nas edificações e áreas de risco, necessários para evitar, limitar e possibilitar a extinção focos de incêndio e ainda propiciar a proteção à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio".

Primeiramente vou apresentar as medidas de segurança que são comuns para todos os tipos de edificações, que são: sinalização, iluminação de emergência, saídas de emergência e extintores.

SINALIZAÇÃO

A sinalização tem como objetivo a orientação para as rotas de fuga facilitando encontrar a saída para abandono da edificação, orientar as ações adequadas para as situações de riscos (ex.: não use o elevador em caso de incêndio), facilitar a localização dos equipamentos (ex.:extintores, alarme, hidrantes, etc) e alertar para os riscos da edificação (ex.:gás inflamável, explosivo, etc).

As placas de sinalização de rota de fuga e orientação são verdes e brancas e são fotoluminescentes, ou seja, brilham no escuro para o caso de falta de energia elétrica.


As placas de sinalização de equipamentos são vermelhas e brancas e também são fotoluminescentes.


As placas de alerta são triangulares de cor amarela e preta e as placas de proibição são redondas com uma faixa circular e diametral vermelha. E não precisam ser fotoluminescentes. 
                      
                                            













ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA

É o sistema composto de luminárias com baterias que acionam na falta de energia elétrica.




SAÍDAS DE EMERGÊNCIA

As saídas de emergência são as portas, rampas e escadas pelas quais as pessoas serão orientadas a percorrer, através da sinalização de emergência, para abandono da edificação. Essas saídas devem ser dimensionadas conforme a população, seu tipo e classificação de risco da edificação.

EXTINTORES

Os extintores são equipamentos para combater pequenos focos de incêndio. E são classificados conforme seu tipo de carga: água, espuma mecânica, pó químico, dióxido de carbono e halogenado.


Em breve, postarei sobre as outras medidas de segurança e também especificando melhor cada uma dessas medidas que já mencionei.

Fonte: Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros do Paraná, 2015.